عربي English עברית Deutsch Italiano 中文 Español Français Русский Indonesia Português Nederlands हिन्दी 日本の
Knowing Allah
  
  

Under category O Caráter do Profeta
Auther Mohammad Ibn Jamil Zino
Creation date 2010-04-02 17:06:49
Hits 2651
Send to a friend Print Download article Word format Share Compaign Bookmark and Share

   

 

1. abu huraira (r) narrou que um homem insultou a abu bakr, e o profeta (s) estava sentado atônito (com a contenção de abu bakr) e sorrindo. porém, quando o homem se excedeu, e abu bakr respondeu quanto a algo que o homem havia dito, o profeta (s) se zangou, levantou-se, e saíu dali. abu bakr emparelhou com ele, e disse: “ó mensageiro de allah, ele esteve a me insultar enquanto tu estiveste sentado; mas quando eu repliquei a algo que ele me disse, ficaste zangado e te levantaste!”

o profeta (s) disse: “havia um anjo contigo replicando o indivíduo; mas quando tu respondeste, o diabo apareceu. ó abu bakr, há três coisas que são verdadeiras: ninguém, em prol de allah, perdoa um insulto sem que allah, o grandioso e glorioso, o eleve em dignidade; ninguém dá (em caridade), com a intenção de estabelecer os laços consangüíneos, sem que allah o provenha com muito mais, por causa disso; e ninguém se põe a pedir (esmolas), com o fito de com isso ganhar abundância, sem que allah o aflija com mais escassez.” [ahmad, e al albani classifica-o hassan, na obra al mishkat.]

2. o profeta (s) disse: “qualquer de duas pessoas que abuse uma da outra irá ser responsável pelo que disse. desde que aquela injuriada não transgrida, o iniciante terá que arcar com a responsabilidade.” [muslim.]

esse hadice afirma que é permissível o indivíduo retaliar na mesma medida àquele que inicia uma ação danosa contra ou um insulto a ele. o iniciador irá arcar com a responsabilidade, uma vez que é a causa dessa espécie de entrevero, desde que o retaliante não exceda (o limite do agravo). caso se exceda, tão-somente ele irá arcar com o pecado do seu excesso, porquanto apenas lhe é permitido responder na mesma medida.

allah, o altíssimo, diz: “... e o delito será expiado com o talião; mas, quanto àquele que indultar (possíveis ofensas dos inimigos) e se emendar, saiba que a sua recompensa pertencerá a allah, porque ele não estima os agressores” (alc. 42:40).

deve-se notar que é melhor não retaliarmos, mas sermos pacientes e controlados, como foi indicado no hadice relacionado com o incidente sobre abu bakr, mencionado acima.

3. o profeta (s) disse: “os mais abomináveis dos homens, aos olhos de allah, são os que se mostram os mais veementes nos argumentos.” [bukhári e musslim.]

isso significa que allah não gosta da pessoa que é teimosa e rixenta, que discute com o seu oponente, não para mostrar falha na sua linha de raciocínio, mas meramente para o desdenhar, ou para mostrar superioridade sobre ele (essa é a explicação de al sanani).1

 ---------------------------

 
lista de abreviaturas

d.h.– depois da ou após a hégira, que marca o começo do calendário islâmico, a partir do tempo da migração do profeta, de makka para madina.
e.c. – era comum, usada para o calendário gregoriano comum.
n. – data do nascimento.
m. – data da morte.
r – radhia allahu anhu (anha) [que deus se compraza dele (dela)]. é usada após a menção do nome de um companheiro ou uma companheira.
swt – subhánahu wa ta’ála (glorificado e exaltado seja). é usada após a menção do nome de deus.
(s) – salla allahu alahi wa sallam (que deus o abençoe e lhe dê paz). expressão usada após a menção do nome do profeta mohammad.
as – alaihi salam (que a paz esteja com ele). expressão usada após a menção do nome de qualquer profeta.




                      Previous article                       Next article




Bookmark and Share


أضف تعليق

You need the following programs: الحجم : 2.26 ميجا الحجم : 19.8 ميجا