عربي English עברית Deutsch Italiano 中文 Español Français Русский Indonesia Português Nederlands हिन्दी 日本の
Knowing Allah
  
  

   

quarto objeto da pesquisa: a genialidade da misericórdia

 

a misericórdia do profeta (deus o abençoe e lhe dê paz) foi um dos fatores de seu sucesso que ele apropriadamente utilizou pela causa de sua convocação. deus, glorificado seja, diz:

 

pela misericórdia de deus, foste gentil para com eles;porém, tivesses tu sido insociável ou de coração insensível, eles se teriam afastado de ti. portanto, indulta-os, implora o perdão para eles e consulta-os nos assuntos (do momento). e quando te decidires, confia em deus, porque deus aprecia aqueles que (n’ele) confiam.” (3:159).

quer dizer: se não fosse a sua misericórdia, ó mohammad, teriam-se afastado de você, rejeitando a sua mensagem.

sua misericórdia é realmente uma evidência da sua genialidade e perspicácia. em outras palavras, sua misericórdia serviu como outra dimensão à sua genialidade e perspicácia. de fato, sua misericórdia foi o fator de seu sucesso que ele utilizou para conquistar corações. utilizou a misericórdia como meio para abrir os corações enegrecidos e mover os sentimentos mudos. isso não quer dizer que utilizava a misericórdia como artifício ou como veículo para atingir objetivos ilegais. é ao contrário, parte de sua natureza e seu instinto da forma como deus o criou.

há uma ampla diferença entre uma misericórdia dedicada sinceramente a deus e a misericórdia para o benefício pessoal. não há nenhuma comparação entre adotar a misericórdia para uma nobre mensagem e a misericórdia que procura liderança passageira.

 

a misericórdia nas mãos do mensageiro (deus o abençoe e lhe dê paz) não era uma ferramenta ordinária, mas uma chave mestra que o capacitou abrir mesmo fechaduras enferrujadas. fechaduras que desafiavam todo outro tipo de chaves. utilizando a sua misericórdia, foi capaz de acender a chama da fé nos corações. sim, essa chave de ouro foi garantida a mohammad, o escolhido, por ser o melhor entre a humanidade para carregá-la. deus, glorificado seja, sempre confia naqueles que estão qualificados para a tarefa.1

 

 

quinto objeto da pesquisa: a moderação da misericórdia

 

dentre as características da misericórdia do profeta (deus o abençoe e lhe dê paz), também, é que ela é uma misericórdia equilibrada e justa. ele foi misericordioso sem fraqueza, modesto sem humilhação, guerreiro sem trair nem mentir, utiliza de artifícios na guerra, porém, nunca quebra acordos e pactos. nesse contexto, seus inimigos, por meio de sua fidedignidade e honestidade, ficaram seguros. sua atitude combinava entre delegar seus assuntos a deus, mas ao mesmo tempo pensando e planejando, entre a adoração e o trabalho, e entre a misericórdia e a guerra.

 

esta era a situação em toda a conduta de mohammad (deus o abençoe e lhe dê paz), age de acordo com um sistema consistente, harmônico e coerente que se entrelaça para preencher o propósito desejado. nenhuma característica se expande ou se fortifica danificando a outra característica, nem age contra a sua contraparte. exatamente como o papel do alcorão e da espada no chamado do profeta. o alcorão, na sua mão, era um livro de orientação para aqueles que desejavam ser guiados. a espada estava lá para deter aquele que inicia a agressão contra ele (deus o abençoe e lhe dê paz).

george hanna1 se refere ao equilíbrio do profeta, dizendo:

“ele recusou o conceito de virar a face esquerda para quem lhe golpeia a face direita. ao contrário, ele seguiu o seu curso sem temor, equipado com a mensagem da orientação, convocando aqueles que adotaram uma aproximação pacífica em relação a ele por um lado e na outra a espada combatendo aqueles que o combatiam. nos primeiros estágios da convocação, poucas pessoas acreditaram nele. esse pequeno grupo suportou, exatamente como ele suportou, da opressão. formou um núcleo do islam bem como a tocha que acendeu a mensagem de mohammad.”2

outra aparente demonstração de equilíbrio é a estabilidade da qualidade da misericórdia na pessoa dele. ele foi misericordioso durante todo o seu tempo, seus estágios e atitudes. antes e depois da mensagem, antes e depois da conquista, ele foi misericordioso. ele conseguiu manter um sentimento de misericórdia durante a vitória e a derrota, durante a dificuldade e a facilidade, durante a viagem e quando estava no lar, etc.

 

______________________

1. dr. george hanna. escritor cristão, do líbano, autor do livro: “a história do ser humano”.

2. george hanna: “a história do ser humano”, pág. 76.

 




                      Previous article                       Next article




Bookmark and Share


أضف تعليق

You need the following programs: الحجم : 2.26 ميجا الحجم : 19.8 ميجا