عربي English עברית Deutsch Italiano 中文 Español Français Русский Indonesia Português Nederlands हिन्दी 日本の
Knowing Allah
  
  

   

segundo objeto da pesquisa: o estatuto de madina como modelo:

 

a convivência entre as várias seitas e grupos no primeiro estado islâmico é um dos objetivos do estatuto islâmico que o profeta estabeleceu após a sua hégira para madina. isso garantiu a organização das relações entre os muçulmanos, de um lado, e os seguidores das outras religiões, de outro, no círculo de tolerância e liberdade religiosa na prática dos rituais. constance georgio1 disse a respeito disso:

“essa constituição abrangia cinquenta e dois artigos, todos sugeridos pelo mensageiro de deus (deus o abençoe e lhe dê paz), vinte e cinco deles pertinentes aos assuntos muçulmanos e vinte e sete pertinentes à relação entre muçulmanos e os seguidores das outras religiões, principalmente os judeus e os idólatras. a constituição foi compilada para permitir aos seguidores das outras religiões a conviverem livremente com os muçulmanos, praticando seus rituais como desejassem, sem nenhuma restrição das partes. a constituição foi estabelecida no ano 1º da hégira, ou seja, ano 623 d.c.. em caso de qualquer ataque a madina, por qualquer inimigo, todos devem se unir para enfrentarem e expulsarem o agressor.”2

o texto da constituição de madina incluía a liberdade de profissão de fé e da prática dos rituais, a saber:

“os judeus de bani auf constituem uma comunidade com os muçulmanos. eles têm a sua religião e os muçulmanos têm a deles e são encarregados uns dos outros, a não ser pelo injusto, que é responsável por ele e por sua família.”3

a constituição trata da liberdade financeira de toda comunidade. entre os seus artigos:

“os judeus arcam com as suas despesas e os muçulmanos arcam com as suas despesas.”4

além da cooperação financeira entre todas as comunidades para coibir qualquer agressão externa, cada comunidade goza de independência financeira.

a constituição se preocupou com o aconselhamento e a piedade entre os muçulmanos e os adeptos do livro. o artigo especifica:

“deve haver aconselhamento e piedade mútuos, sem pecado.”5

a base no relacionamento entre as comunidades da nação, na diversidade de suas crenças, é o aconselhamento mútuo, o conselho que beneficia o país e os cidadãos, a piedade, a prática do bem e a boa relação entre as comunidades.

 

____________________________________

1. orientalista e ministro romeno, constance georgio nasceu em 1916. autor do livro: “nova concepção na biografia do mensageiro de deus (deus o abençoe e lhe dê paz).

2. constance georgio, “nova concepção na biografia do mensageiro de deus (deus o abençoe e lhe dê paz), págs. 192 e seguintes.

3. ibn kacir, “a biografia do profeta”, 2/322; ibn hicham, “a biografia do profeta”, 1/503.

4. ibn saied annas. “‘iun al açar”, 1/261; ibn kacir, “a biografia do profeta”, 2/322; ibn hicham, “a biografia do profeta”, 1/503.

5. ibn saied annas. “‘iun al açar”, 1/261; ibn kacir, “a biografia do profeta”, 2/322; ibn hicham, “a biografia do profeta”, 1/503.

 

 




                      Previous article                       Next article




Bookmark and Share


أضف تعليق

You need the following programs: الحجم : 2.26 ميجا الحجم : 19.8 ميجا