عربي English עברית Deutsch Italiano 中文 Español Français Русский Indonesia Português Nederlands हिन्दी 日本の
Knowing Allah
  
  

   

 o recordar-se de allah a toda hora

1. a recordação é a base de toda adoração a allah, porque é o título do vínculo do servo com o seu criador, em todas as horas e situações. aicha (allah esteja satisfeito com ela) disse: "o mensageiro de allah (allah o abençoe e lhe dê paz) costumava se recordar de allah em todas as horas.” (tradição narrada por musslim).
• estar vinculado a allah é uma vida, amparar-se nele é salvação, aproximar-se d’ele é ganho e satisfação, afastar-se d’ele é extravio e perda.


2. recordar-se de allah é a diferença entre os crentes e os hipócritas. a característica dos hipócritas é se recordarem muito pouco de allah.


3. o satanás não derrota o ser humano a não ser quando negligencia a recordação de allah. esta é a fortaleza inexpugnável que protege o ser humano das tramóias de satanás.
• satanás gosta de que o ser humano se esqueça de se lembrar de allah.


4. lembrar-se de allah é o caminho da felicidade. allah, exaltado seja, diz: “que são crentes e cujos corações sossegam com a recordação de allah. não é, acaso, certo, que à recordação de allah sossegam os corações?” (13:28).


5. é preciso recordar-se de allah constantemente. os habitantes do paraíso não se lamentarão a não ser pela hora que passaram no mundo sem se lembrar de allah. “certamente, a constância na recordação de allah significa a constância na comunicação com ele.”
nawawi disse: “os teólogos são unânimes em que a recordação de allah seja de coração. ao contrário da recitação do alcorão, pode ser feita com a língua por quem está impuro, por necessidade ou relação sexual, pela menstruada ou parturiente, na glorificação, na louvação, na magnificação, na invocação de bênçãos ao mensageiro de allah, na prece.


6.  quem se lembra de seu senhor, exaltado seja, o senhor se lembrará dele. allah diz: “recordai-vos de mim, que eu me recordarei de vós. agradecei-me e não me sejais ingratos!” (2:152). se o indivíduo fica satisfeito ao saber que um rei qualquer o citou em sua reunião e o elogiou, como será no caso em que allah, exaltado seja, o rei dos reis o citar em sua corte e o elogiar?


7. isso não quer dizer que lembrar-se de allah seja o balbuciar uma ou algumas palavras sem a presença do coração, desatento ao engrandecimento, acompanhado pelo pensamento e pela influência do significado das palavras. allah, exaltado seja, diz: “e recorda-te do teu senhor intimamente, com humildade e temor, sem manifestação de palavras, ao amanhecer e ao entardecer e não sejas um dos tantos negligentes.” (7:205).
• é preciso que o indivíduo esteja consciente do que está dizendo. assim, a recordação pelo coração estará junto à recordação com palavras, para que o ser humano esteja ligado ao seu senhor manifesta e ocultamente.




                      Previous article                       Next article




Bookmark and Share


أضف تعليق

You need the following programs: الحجم : 2.26 ميجا الحجم : 19.8 ميجا