1. Articles
  2. Práticas de mil sunnas durante o dia e a noite
  3. As Sunnas do Azán(o chamamento para a oração)

As Sunnas do Azán(o chamamento para a oração)

49961 2007/11/30 2024/03/28

                    as sunnas do azán

(o chamamento para a oração)

 

são cinco, citadas por ibn al qayim no livro “zád al ma’ád.

 

1.    que quem ouça, repita as palavras do muézin, com exceção de quando fala “vinde para a oração, vinde para a salvação” deve-se dizer: “não há força nem poder a não ser em allah”. tradição narrada por bukhári e musslim).

·      o fruto desta sunna é recompensado pelo paraíso, como é narrado no sahih musslim.

2.    que quem ouça diga: “e eu presto testemunho de que não há outra divindade além de allah e que mohammad é o mensageiro de allah. aceito allah como senhor, o islam como religião,  mohammad como mensageiro.” (tradição narrada por musslim).

·      o fruto desta sunna é o perdão pelos pecados, como é narrado pela própria tradição.

3.    que invoque paz e bênção ao profeta após repetir as palavras do muézin. a mais completa invocação é a invocação abraámica.

·      a prova: o dito do profeta (allah o abençoe e lhe dê paz): “ao ouvirem o muézin, repitam o que ele diz, então, invoquem paz e bênção sobre mim, pois a quem invocá-los allah abençoará dez vezes.” (tradição narrada por musslim).

·      a vantagem desta sunna: allah abençoará o servo em décaplo.

·      o significado da bênção é que allah o elogiará no céu. a invocação abraámica é a seguinte: “ó allah exalte a mohammad e aos familiares de mohammad, como exaltaste a abraão e aos familiares de abraão. ó allah abençoa a mohammad e aos familiares de mohammad como abençoaste a abraão e aos familiares de abraão. em verdade, tu és laudabilíssimo, munificente.” (tradição narrada por bukhári).

4.    dizer após a invocação: “ó allah, senhor desta completa chamada e desta presente oração, concede a mohammad a estância e a virtude e lhe designa o sublime lugar que lhe prometeste, merecerá a minha intercessão por ele no dia da ressurreição.” tradição narrada por bukhári).

·      o fruto dessa prece: quem o fizer terá a intercessão do profeta (allah o abençoe e lhe dê paz).

5.    que faça prece a si mesmo depois disso, pedindo a graça de allah e allah o atenderá, de acordo com as palavras do profeta (allah o abençoe e lhe dê paz): “repita o que o muézin diz. ao terminar, peça o que quiser que lhe será dado.” (tradição narrada por abu daoud, foi considerada correta por háfiz ibn hijr e considerada autêntica por ibn hibban.)

o total dessas sunnas praticadas após ouvir o azan é de 25.

Previous article Next article
O Website do Profeta Maomé, O Mensageiro de AláIt's a beautiful day