1. Articles
  2. Práticas de mil sunnas durante o dia e a noite
  3. As sunnas ao se encontrar com as pessoas

As sunnas ao se encontrar com as pessoas

52948 2007/11/30 2024/03/19

as sunnas ao se encontrar com as pessoas

1. a saudação. o profeta (allah o abençoe e lhe dê paz) foi perguntado que é melhor no islam? respondeu: “dar de comer às pessoas, saudar quem você conhece ou não conhece.” (tradição narrada por bukhári e musslim).

 

um homem foi ter com o profeta (allah o abençoe e lhe dê paz) e disse: “a paz esteja consigo!” o mensageiro de allah (allah o abençoe e lhe dê paz) lhe retribuiu a saudação, e disse: “dez!”  o homem se sentou, logo apareceu outro e fez a saudação: “a paz e a misericórdia de allah estejam com vocês!” o profeta lhe retribuiu a saudação e disse: “vinte!” dali a pouco chegou outro e os saudou, dizendo: “a paz, a misericórdia e as bênçãos de allah estejam com vocês!” devolveu-lhe a saudação e disse: “trinta!” (abu daoud e tirmizi).

· veja como a pessoa perde recompensa quando se satisfaz com parte da saudação, sem completá-la para obter trinta benevolências, cada uma, pelo menos vale dez. portanto, o total das benevolências é de 300. cada benevolência pode ser multiplicada muitas vezes.


· acostume sua língua, caro irmão, a completar a saudação até as bênçãos para obter toda a recompensa.

 · o muçulmano saúda os outros, diariamente, várias vezes. ele saúda as pessoas ao entrar na mesquita e ao sair dela, ao entrar ou sair de casa.

 

·  não se deve esquecer, caro irmão, que faz parte da sunna, para quem quiser se separar, alguém saudá-lo por completo por causa da tradição: “quando alguém terminar uma reunião deve saudar; se quiser deixar uma reunião deve saudar. tanto a primeira como a segunda são iguais.” (tradição narrada por abu daoud e por tirmizi).

 

·  o total, quando se faz a saudação ao entrar e sair da mesquita e da casa não é menor do que 20 vezes. é aumentado quando for ao trabalho e as pessoas o virem na rua e quem falar ao telefone.

 

2. o sorriso: o profeta (allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “não devem desprezar qualquer favor, mesmo que seja o de encontrar o irmão com um sorriso.” (tradição narrada por musslim).

 

3. o aperto de mãos: o profeta (allah o abençoe e lhe dê paz) disse: "quando dois muçulmanos se encontram e apertam as mãos, seus pecados são perdoados antes de se separarem.” (tradição narrada por abu daoud, tirmizi e ibn mája).

 

nawawi disse: "fique sabendo que o aperto de mãos é aconselhável em cada encontro.

 

· portanto, pratique, caro irmão, o aperto de mãos com quem você saúda e com sorriso no rosto. assim, você estará aplicando três sunnas ao mesmo tempo.

 

4. allah, exaltado seja, diz: “e dize aos meus servos que digam sempre o melhor, porque satanás causa dissensões entre eles, pois satanás é um inimigo declarado do homem.” (17:53).


· o profeta (allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “a boa palavra constitui em caridade”. (tradição narrado por bukhári e musslim).


· a boa palavra causa no ser humano algo mágico. inspira-lhe descanso, introduz-lhe a tranquilidade no coração.


·  a boa palavra indica o que há no coração do crente de luz, orientação e probidade.


· será que você já pensou, caro irmão, em constituir toda a sua vida de forma que difunda a boa palavra? sua esposa, seus filhos, seus vizinhos, seus amigos, seus empregados e com quem você se relaciona precisam de boa palavra.

 

Previous article Next article
O Website do Profeta Maomé, O Mensageiro de AláIt's a beautiful day