1. Articles
  2. OS QUARENTA HADITH _ DITOS
  3. HADITH 31

HADITH 31

Auther : Abu Zakaria An-Nawawi
Under category : OS QUARENTA HADITH _ DITOS
22306 2008/02/07 2024/03/28

abi al abbas sahel assaidi disse: “aproximou-se do mensageiro de deus  um homem e lhe disse: ‘ó mensageiro de deus, indica-me um ato que se o fizer, deus e as pessoas me amarão ’. o mensageiro de deus lhe respondeu: ‘não dê importância aos assuntos mundanos e deus se comprazerá em ti, não dê importância aos bens das pessoas e elas se comprazerão contigo.’”

(ibn mája)


hadith 32
abu said al khudri contou que o mensageiro de deus disse: “não vos prejudicais e nem prejudicais aos outros”.

(ibn mája e al dára kutni)

hadith 33
relatou ibn abbas  que o mensageiro de deus disse: “se fosse dado as pessoas de acordo com o que elas reclamam, reclamaria uns os bens e o sangue de outros, porém a prova cabe a quem reclama e o juramento a quem foi acusado”.

(al baihaqi)

hadith 34
abu said al khudri relatou que ouvira o mensageiro de deus  dizer: “quem dentre vós presenciar uma má ação, que a mude com as suas mãos; se não puder, que o faça com suas palavras; se também não puder, que o faça com o coração, sendo que esta é a mostra mais débil da fé.”

(muslim)

hadith 35
abu huraira  contou que o mensageiro de deus disse: “não vos invejais, nem manipuleis os preços das coisas. não vos odieis, nem vos deis as costas uns aos outros. não vos rivalizeis, prejudicando uns as vendas dos outros. ó servos de deus, sejam como irmãos! o muçulmano é irmão de outro muçulmano; não é injusto para com ele, não o menospreza, nem o abandona a sua sorte, e nem mente pra ele. o temor a deus se encontra aqui mesmo – demonstrou, batendo no peito três vezes - ; suficiente maldade teria uma pessoa em desprezar o seu irmão muçulmano! todo muçulmano é sagrado para
outro muçulmano: seu sangue, seus bens, sua honra.”

(muslim)
 
hadith 36
abu huraira relatou que o mensageiro de deus disse: “a quem quer que alivie uma aflição terrena de um crente,e quem facilita a um necessitado, deus lhe facilitara as dificuldades no dia do julgamento, e quem encobre a falha de seu irmão, deus encobrirá as suas falhas nesta vida e na outra, e deus sempre estará na ajuda de seu servo enquanto este servo estiver na ajuda de seu irmão.e quem trilhar um caminho a procura do conhecimento religioso , deus facilitará o seu caminho ao paraíso’. ‘não se reúne um grupo de pessoas em uma das casas de deus, recitando o livro de deus, e o estudando
-o, sem que tenha descido sobre eles o sossego e a tranqüilidade, e ficarão cobertos de misericórdia, e rodeados de anjos; além disso, deus os mencionará para aqueles que se encontrarem na sua presença’ e quem não se atrasar em suas ações, de nada lhe servirão a sua descendência”.

(muslim)

hadith 37
abdullah ibn abbas ibn abdel muttaleb  narrou: “omensageiro de deus transmitiu de seu senhor (louvado e exaltado seja), dizendo: ‘deus tem descrito tanto as boas como as más obras, e as tem detalhado: ‘quem teve a intenção de realizar uma boa obra, e não chegou a cumpri-la, deus o anotara como se a tivesse realizado integralmente.’ e se teve a intenção e realizá-la e a realizou, deus lhe anotará o mérito de dez boas obras, que poderão ser multiplicadas em até setecentas vezes, ou muito mais. e se a pessoa teve a intenção de realizar uma má obra, e não a realizou, deus anotará como se tivesse realizado uma boa obra; porém se a cometer, deus anotará como se cometesse apenas uma má obra.”

(bukhari e muslim)

hadith 38
abu huraira  narrou que o mensageiro de deus disse: “deus, louvado seja, disse: ‘a quem mostrar inimizade a um dos meus amigos (wali) eu declararei guerra. e o servo meu não se aproxima com algo mais amado por mim do que o cumprimento do que lhe hei prescrito. e o servo meu continuará buscando o meu amor mediante obras voluntárias, até que eu o ame. quando o amar, serei como o sua audição com o qual ouve, como suas vistas com as quais vê, como suas mãos com as quais lida, como suas pernas com as quais anda. e se me pedir algo, lho concederei; e se buscar o meu refúgio, tê-lo-á.’”

(bukhari)
 
hadith 39
abdullah ibn abbas  contou que o mensageiro de deus disse: “deus o altíssimo, perdoou por mim a minha nação: ‘o erro, o esquecimento; e o que foi feito a base da força.’”

(ibn mája)

hadith 40
ibn omar  contou que o mensageiro de deus  oagarrou pelo ombro, certa ocasião, e lhe disse: “seja; nesta vida, como se fosses um estranho ou como um passageiro na estrada!” e o próprio ibn omar costumava dizer a respeito: “se te chegas a noite, não espere que te
chegues o amanhecer; e se te chegas a manhã, não esperes que te chegas a noite. faça da tua saúde a doença, e a tua vida, a morte.”

(bukhari)

hadith 41
abdullah ibn omar ibn al ás  narrou que o mensageiro de deus (s.a.a.s.) disse: “nenhum de vós chegará a ser um verdadeiro crente, até que suas inclinações estejam de acordo com o que eu trouxe”.

(kitab al-hujja)
 
hadith 42
anas  contou que o mensageiro de deus  dizia:“deus, louvado seja, disse: ó filho de adão, sempre que  me suplicares e me implorares, eu perdoarei o que tiveres feito, e não me importa o que fizestes! ó filho de adão, ainda que tuas faltas alcancem os limites do céu, se me pedires perdão, perdoar-te-ei! ó filho de adão, ainda que vieres a mim, depois de cometeres tantas faltas, que dariam para encher a terra, e então se chegares a mim sem teres associado nada a mim, eu te daria um perdão por igual!”

 (tirmizi)

 

 

Previous article Next article

Articles in the same category

  • HADITH 16

    Abu Zakaria An-Nawawi
    2008-02-07
    36643
  • HADITH 5

    Abu Zakaria An-Nawawi
    2008-02-07
    24831
  • HADITH 23

    Abu Zakaria An-Nawawi
    2008-02-07
    21748
  • HADITH 37

    Abu Zakaria An-Nawawi
    2008-02-07
    22422
  • HADITH 19

    Abu Zakaria An-Nawawi
    2008-02-07
    24556
  • HADITH 10

    Abu Zakaria An-Nawawi
    2008-02-07
    22066
  • HADITH 36

    Abu Zakaria An-Nawawi
    2008-02-07
    21526
  • HADITH 38

    Abu Zakaria An-Nawawi
    2008-02-07
    20590
  • HADITH 9

    Abu Zakaria An-Nawawi
    2008-02-07
    22088
  • HADITH 17

    Abu Zakaria An-Nawawi
    2008-02-07
    20451
  • HADITH 28

    Abu Zakaria An-Nawawi
    2008-02-07
    20999
  • HADITH 8

    Abu Zakaria An-Nawawi
    2008-02-07
    23072
O Website do Profeta Maomé, O Mensageiro de AláIt's a beautiful day