1. Articles
  2. Seus ensinamentos sobre o jejum voluntário

Seus ensinamentos sobre o jejum voluntário

Auther : Dr. Ahmad Bin Uthman al-Maziad
Under category :
362 2022/05/14 2024/03/28
Article translated to : العربية Español Indonesia
  • Seus ensinamentos sobre o jejum foram completos de tal forma que é fácil atingir todos os objetivos desejados com certa facilidade. Ele ﷺ costumava jejuar tanto que as pessoas poderiam pensar que ele jejuava ininterruptamente. Em algumas ocasiões se abstinha de jejuar até que as pessoas pensavam que não ia jejuar nunca mais. Nunca jejuava um mês inteiro, exceto o Ramadan e nunca jejuava tanto em outro mês como jejuava no mês de Shaban.
  • De acordo com seus ensinamentos, não é permitido jejuar às sextas-feiras, apenas; e é recomendável que se jejue às segundas e quintas-feiras.
  • Nunca deixou de jejuar nos dias de lua cheia (13, 14 e 15 dos meses lunares), estando em sua residência ou em viagem, e convidava os outros a jejuar com ele.
  • Também costumava jejuar nos primeiros três dias de cada mês lunar.
  • Aconselhava que jejuassem seis dias no mês de Shawwal, dizendo que jejuar esses dias logo depois do jejum de Ramadan equivaleria a jejuar o ano inteiro (Muslim). Sempre jejuava no dia de Ashura[1], mencionando que expiava os pecados do ano anterior (Muslim).
  • Com relação ao dia de Arafat, dizia que este expiava os pecados do ano anterior e do ano posterior (Muslim). Mas, seu ensinamento para os peregrinos do hajj era não jejuar no dia de Arafat.
  • Não estava dentre seus ensinamentos jejuar todos os dias do ano, pelo contrário, dizia que “aquele que jejua todos os dias nem jejuou e nem quebrou o jejum” (An Nasai).
  • Algumas vezes costumava jejuar voluntariamente e então quebrava o jejum. Em certas ocasiões perguntava à sua família: “temos algo para comer?” e se a resposta era não, então dizia: “então, estou jejuando” (Muslim).
  • Disse ﷺ: “Se algum de vós é convidado para uma refeição enquanto esteja jejuando, deve dizer: ‘estou jejuando’” (Muslim).

[1] O décimo dia do mês de Muharram. No último ano de sua vida o Profeta expressou sua intenção de jejuar também o nono dia no ano que entraria.

O Website do Profeta Maomé, O Mensageiro de AláIt's a beautiful day