Pesquisa
ﷺOs ensinamentos do Profeta na da’wah
- O Profeta ﷺ convidava as pessoas ao caminho de Allah durante o dia e a noite, em segredo e publicamente. Permaneceu em Makkah por três anos, no início da profecia, fazendo o chamado à adoração a Allah em segredo. Mas, logo um versículo foi revelado “Difunde o que te tem sido ordenado (publicamente) e não te preocupes com os idólatras” (Qu’ran 15: 94). O Profeta ﷺ cumpriu a ordem de Allah, swt, sem temor à crítica. Convidou aos jovens e velhos, homens livres e escravos, homens e mulheres a crer em Allah, swt.
- Quando a perseguição e tortura se tornaram insuportáveis para seus companheiros, em Makkah, então ele ﷺ permitiu que emigrassem para a abissínia (Etiópia).
- O Profeta ﷺ foi à cidade de Taif esperando encontrar apoio. Convidou os moradores locais a crerem em Allah, mas ninguém o respondeu. Ao contrário, eles o maltrataram, ainda mais que o povo de Makkah e o expulsaram, mandando-o de volta a Makkah, onde entrou sob a proteção de Mut’im Ibn Adii.
- Então, continuou a propagação do Islam abertamente por mais dez anos, tomando vantagem nas temporadas anuais e visitando os peregrinos em seus acampamentos. Ele também fez da’wah durante as temporadas de comércio de Okaz, Majinnah e Dhil Majaaz e perguntava por cada tribo e seu acampamento.
- Finalmente encontrou seis pessoas da tribo de Khazraj em Aqabah que aceitaram o convite ao Islam. Em seu retorno à cidade de Madinah, foram convidando as pessoas ao Islam e rapidamente o Islam foi propagado, de tal maneira que em qualquer lugar se ouvia sobre a religião.
- No ano seguinte, doze pessoas vieram e tomaram o compromisso em Aqabah, comprometendo-se a obedecer, dar apoio financeiro e ordenar o lícito e proibir o ilícito. Também se comprometeram a falar acerca de Allah sem temor da reprovação, além de ajudar e proteger o Profeta ﷺ da mesma forma em que se protegiam a si mesmos, suas esposas e filhos, em troca de receberem a recompensa do Paraíso. Depois disso, retornaram a Madinah, acompanhados por Umm Maktoum, raa e Mus’ab Ibn Umair, raa, para que ensinassem o Qur’an e chamassem as pessoas ao caminho de Allah. Através de sua da’wah muitas pessoas entraram no Islam, entre elas Usaid ibn Hudhair e Sa’d Ibn Mu’adh, raa.
- Logo, o Profeta ﷺ permitiu aos muçulmanos que emigrassem à Madinah e eles começaram a fazê-lo. Ele ﷺ e seu companheiro Abu Bakr, raa, foram os últimos muçulmanos de Makkah a emigrarem para Madinah.
- O Profeta ﷺ estabeleceu uma irmandade entre os imigrantes (muhajirin) e os auxiliadores de Madinah (ansaar). Eram noventa homens no total.