1. Articles
  2. Seus ensinamentos ao espirrar e bocejar

Seus ensinamentos ao espirrar e bocejar

Auther : Dr. Ahmad Bin Uthman al-Maziad
Under category :
819 2022/06/17 2024/03/28
Article translated to : العربية English Español
  • Está confirmado que o Profeta ﷺ disse: “Agrada a Allah o espirro e Ele não gosta do bocejo. Portanto, se um dentre vós espirra e louva a Allah, então é dever de quem ouve dizer ‘yarahmuk-Allah’ (que Allah te conceda misericórdia). Sobre o bocejo, este é causado por Shaitan, portanto, se alguém dentre vós venha a bocejar, que o retenha o tanto que puder, pois, quando alguém boceja Shaitan ri dele” (Bukhari e Muslim).
  • Quando o Profeta ﷺ espirrava, costumava cobrir sua boca com sua mão ou sua roupa, suprimindo o som. (Abu Dawud e Tirmidhi).
  • Quando espirrava e alguem dizia ‘ya rahmuk-Allah’, ele respondia ‘ya rahmuna Allah wa yiakum wa yaghfiru Lana wa lakum’ (que Allah tenha misericórdia de nós e nos perdoe).
  • Disse, também: “quando um de vós espirrar que diga ‘alhamdulillah’ (louvado seja Allah) e que seu irmão ou companheiro, ao escutar o seu louvor, responda ‘ya rahmuk-Allah’(que Allah tenha misericórdia de ti). Então, respondeis ‘yahdikumullahu wa yusslihu baalakum’ (que allah te oriente e melhore sua condição/seus assuntos)” – Bukhari e Muslim.
  • Também dizia: “se um de vós espirrar e louvar a Allah (dizendo alhamdulillah), então que digam ‘ya rahmuk-Allah’, mas se não louvar a Allah, então que não digam nada” (Muslim) “Quando alguém espirrar por mais de três vezes, não continuem repetindo as súplicas por ele, senão que digam ‘esse homem tem um resfriado’” (Muslim).
  • Foi narrado que os judeus pretendiam espirrar em sua presença esperando que ele respondesse, dizendo ‘que Allah tenha misericórdia de ti’, mas ele ﷺ só dizia ‘yahdikumullah wa yuslihi baalakum’ (que Allah te guie e melhore sua condição) – Tirmidhi.
O Website do Profeta Maomé, O Mensageiro de AláIt's a beautiful day