1. Articles
  2. Os ensinamentos do Profeta ﷺ sobre a oração nos momentos de temor

Os ensinamentos do Profeta ﷺ sobre a oração nos momentos de temor

Auther : Dr. Ahmad Bin Uthman al-Maziad
Under category :
251 2022/05/12 2024/03/28
Article translated to : العربية Español Indonesia
  • Se o inimigo estava na direção da quibla, ele dispunha os que oravam em duas filas atrás dele. Começava dizendo: “Allahu akbar” e eles repetiam. Logo, todos faziam o ruku’ e se levantavam juntos. Para a prostração, a fila da frente prostrava junto com o Mensageiro de Allah ﷺ e a fila de trás mantinha-se de pé, vigiando o inimigo. Quando o Profeta  se levantava para a segunda rakah a fila de trás era a que o acompanhava na prostração. Eles avançavam para ocupar o lugar da primeira fila, e esta se movia para trás para ocupar o lugar da fila de trás e vigiar o inimigo. Desta forma, ambos os grupos tinham o benefício da primeira fila e ambas realizavam a prostração e nenhuma delas ficaria desprotegida durante a prostração. Na segunda rakah repetiam o mesmo. Quando o Profeta  se sentava para o tashahhud a fila de trás faria as duas prostrações e assim unia-se ao tashahhud e à saudação final.
  • Se o inimigo não estava na direção da quibla, em algumas ocasiões os grupos se dividiam: um ficava olhando na direção do inimigo e o outro orava com ele . O grupo que iniciava orando com ele fazia uma rakah antes de se mover e dar espaço ao grupo que vigiava o inimigo, que posteriormente faria o mesmo na segunda rakah. Quando ele terminava a oração, os membros de cada grupo completariam a rakah que faltava por sua própria conta.
  • Algumas vezes o Profeta  fazia uma rakah com um dos seus grupos e, enquanto estava de pé para a segunda rakah, o primeiro grupo concluía esta rakah e ia enfrentar o inimigo. O outro grupo se unia, então, ao Profeta  e era liderado nesta segunda rakah. Então, o Profeta  esperava que este grupo completasse a outra rakah antes da saudação final.
  •  Em outras ocasiões, ele fazia dois rakaat com um grupo e completava a oração com eles. Logo, fazia o mesmo com o segundo grupo.
  • E, às vezes, orava uma rakah com um grupo e eles partiam sem completar a segunda rakah. Logo, ele faria o mesmo com o outro grupo. Desta forma, ele  fazia duas rakaat enquanto ambos os grupos faziam apenas uma.
O Website do Profeta Maomé, O Mensageiro de AláIt's a beautiful day