Pesquisa
Seus ensinamentos sobre o que está permitido e os que está proibido ao jejuador
- Dentre seus ensinamentos estava que quando alguém jejuava deveria abster-se de falar inapropriadamente como discussões barulhentas, insultar ou responder de forma grosseira às pessoas. Ele instruiu que se alguém fosse provocado ou insultado que respondesse: “estou jejuando”.
- Quando viajava, às vezes, observava o jejum e, às vezes, quebrava-o. Ele ﷺ dava a seus companheiros a permissão de optar pelo que desejassem.
- Costumava ordenar a seus companheiros que quebrassem o jejum caso tivessem que lutar em uma batalha.
- Não especificou nenhuma distância da qual o viajante poderia desculpar a quebra do jejum.
- Quando seus companheiros começavam uma viagem quebravam o jejum antes de deixarem a área de suas residências e afirmavam que esta era a sunnah do Profeta ﷺ.
- Podia acontecer que em um dia de jejum ele ﷺ estivesse em estado de impureza sexual ao amanhecer, então, antes da oração fazia o ghusl[1] e jejuava normalmente.
- Costumava beijar sua esposa enquanto jejuava o Ramadan.
- Costumava limpar seus dentes com o miswak[2], lavar sua boca e nariz e derramava água sobre sua cabeça enquanto jejuava.
- Ensinou que quem come ou bebe por equívoco ou esquecimento não anula seu jejum.
- Ensinou que as pessoas doentes e as que viajam podem quebrar seu jejum e repor o dia perdido depois. Também ensinou que a mulher grávida ou que está amamentando não precisa jejuar caso isso lhe provoque algum dano.
[1] Banho completo em caso de impureza maior.
[2] Árvore cujos galhos, se descascados, abrem em pequenas cerdas. Muito recomendado para a limpeza bucal, por diversos benefícios.