1. Articles
  2. Seus ensinamentos sobre beber

Seus ensinamentos sobre beber

Auther : Dr. Ahmad Bin Uthman al-Maziad
Under category :
382 2022/05/28 2024/04/20
Article translated to : العربية Español English Indonesia
  • Seus ensinamentos sobre beber eram os mais perfeitos para proteger a saúde. Sua bebida favorita era doce e fria. Costumava beber leite sem diluir ou mesclar com água. Dizia: “Allaahumma barik lana fihi wa zidna minhu, fa innahu laisa shaiun  iujzi `anat-ta`aami wash-sharaabi illal-laban” (Ó Allah, abençoe e aumente para nós, pois nada é tão suficiente como a comida e bebida, exceto o leite) – Tirmidhi.
  • Não fazia parte de seus ensinamentos beber durante a comida. Seus companheiros costumavam preparar o nabidh[1] para ele, na noite e ele ﷺ a bebia na manhã seguinte ou na noite seguinte, ou um dia mais tarde. Se sobrava algo depois disso, ele derramava a bebida. O Profeta ﷺ não bebia daquilo depois de três dias, por medo de se intoxicar.
  • Também era parte de seus ensinamentos beber sentado e costumava repreender aqueles que bebiam de pé. Mas, uma vez, ele bebeu estando de pé, e sobre isso foi dito que a proibição foi abolida, ou, de outra forma, foi para mostrar que as duas maneiras eram permitidas.
  • Costumava fazer três pausas para respirar enquanto bebia e dizia: “é melhor para aliviar a sede, é mais satisfatório e mais saudável” (Muslim). Isso queria dizer que ele retirava o recipiente de perto de sua boca e respirava fora dele. Dizia: “quando beber, não deves respirar dentro do recipiente, mas sem afastá-lo de tua boca” (Tirmidhi e Ibn Majah).
  • Costumava pronunciar o nome de Allah quando começava a beber e louvá-Lo quando terminava. Dizia: “Allah gosta daquele servo que come e bebe louvando-O” (Muslim).
  • Costumava ser fornecido com água fresca, mas preferia aquela que havia repousado.
  • Quando oferecia a bebida, passava-a pela sua direita, mesmo que houvesse algum ancião à sua esquerda.
  • Ordenava que os recipientes fossem cobertos e fechados firmemente, e deveria-se pronunciar o nome de Allah neste momento.

[1] Uma bebida adoçada com tâmaras.

O Website do Profeta Maomé, O Mensageiro de AláIt's a beautiful day