1. Articles
  2. A Virtude do Jejum de 6 dias do Shawwal

A Virtude do Jejum de 6 dias do Shawwal

Auther : Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid
Under category :
408 2022/05/08 2024/03/28

Pergunta

Qual a regra sobre o jejum dos seis dias do Shawwal? Isso é wajib (obrigatório)?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Jejuar seis dias no Shawwal depois do jejum obrigatório do Ramadan é uma Sunnah Mustahabah (Sunnah recomendável), não é wajib (obrigatório). É recomendável para o muçulmano jejuar seis dias do mês de Shawwal, e nisto há uma grande virtude e recompensa imensa. Quem jejuar estes seis dias terá gravado para ele/ela a recompensa de jejuar um ano inteiro, como relatado num hadith sahih do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Abu Ayub (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que jejue o Ramadan e o siga com seis dias de Shawwal, será como se tivesse jejuado por uma vida inteira.” (Muslim, Abu Dawud, Al-Tirmidhi, Al-Nasa'i e Ibn Majah)

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) explicou isto quando disse: “Quem jejuar por seis dias depois do ('Eid) al-Fitr completa um ano: (quem fizer uma boa ação (hasanah), terá 10 hasanat como esta)”. De acordo com outro relato: “Allah fez, para cada hasanah, 10 como esta; por isso um mês é como jejuar 10 meses; e jejuar seis dias completa um ano.” (Al-Nissa'i e Ibn Majah. Veja também Sahih Al-Targhib wa'l-Tarhib, 1/421). Foi também narrado por Ibn Khuzaimah com as palavras: “Jejuar o mês do Ramadan traz a recompensa de 10 como este, e jejuar por seis dias traz a recompensa de 2 meses, e esse é o jejum de um ano inteiro”.

Os fuqaha (estudiosos da jurisprudência) Hanbalis e Shafa'is explicaram que jejuar seis dias do mês de Shawwal, depois de jejuar no Ramadan, é como se alguém tivesse jejuado um ano inteiro de jejum obrigatório, porque a multiplicação da recompensa aplica-se até aos jejuns naafil, porque cada hasanah traz a recompensa de 10 como esta.

Outro dos benefícios importantes do jejum dos seis dias do mês de Shawwal é que este compensa qualquer erro que tenha ocorrido no jejum de Ramadan da pessoa, porque ninguém é livre de erros ou pecados que têm um efeito negativo no seu jejum. No Dia do Juízo, algumas das ações naafil da pessoa compensarão pelos erros cometidos nas ações obrigatórias, como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A primeira coisa pela qual as pessoas serão levadas em conta no Dia do Juízo será a sua oração. Nosso Senhor, que Ele seja Glorificado e Exaltado, dirá aos Seus anjos – mesmo Ele sabendo melhor – ‘Olhem para a salah (oração) do Meu servo, se esta está completa ou incompleta’. Se esta estiver perfeita, será gravada como perfeita, e se algo estiver em falta, Ele dirá ‘Olhem e vejam se o Meu servo fez quaisquer orações voluntárias (naafil)’. Se ele fez orações voluntárias, [Allah] dirá ‘Completem as ações obrigatórias do Meu servo [tirando] das suas ações voluntárias’. Então, todas as suas ações serão tratadas de maneira semelhante”. (Narrado por Abu Dawud)

E Allah sabe melhor.

O Website do Profeta Maomé, O Mensageiro de AláIt's a beautiful day