O Profeta (S) Abençoado

Auther : Mohammad Ibn Jamil Zino

o profeta (s), juntamente com abu bakr e o seu criado, deixaram makka, dirigidos por um guia1. no seu caminho para madina, eles passaram pela tenda duma mulher chamada umm mabad2. ela sentava-se perto da sua tenda, e oferecia comida e bebida para as pessoas. eles perguntaram a ela se podiam conseguir algumas tâmaras e um pouco de carne, mas nada daquilo estava disponível. após haverem exaurido todas as suas provisões, e estarem com fome, o profeta (s) viu uma ovelha ao lado da tenda, e a seguinte conversa teve lugar entre ele e umma mabad:

profeta: “e essa ovelha, umm mabad?”

umm mabad: “é uma ovelha que ficou pra trás do resto do bando por causa da sua fraqueza.”

profeta: “será que ela tem leite?”

umm mabad: “ela é muito fraca para isso!”

profeta: “dás-me tua permissão para ordenhá-la?”

umm mabad: “que meu pai e minha mãe sejam resgatados por ti!3se puderes encontrar algum leite nela, vai em frente, ordenha-a.”

o profeta (s) mandou pegarem a ovelha, esfregou as tetas dela com suas mãos, invocou o nome de allah, e dirigiu súplicas em favor de umm mabad e sua ovelha, até que esta separou as patas, como estando pronta para ser ordenhada. o profeta (s) pediu uma vasilha grande na qual a ovelha foi ordenhada até a vasilha ficar cheia. a velha senhora bebeu até se satisfazer, e assim fizeram também os companheiros do profeta. este foi o último a beber. a ovelha foi ordenhada uma segunda vez até que a vasilha fosse novamente enchida, e eles a deixaram com a mulher, após tomarem um voto de confiança dela, antes de partirem.

pouco tempo depois o marido da mulher, abu mabad, voltou dirigindo um bando de ovelhas cambaleantes de fraqueza. abu mabad viu o leite e exclamou: “onde conseguiste esse leite, umm mabad, uma vez que as ovelhas estavam longe e não têm crias; e não havia uma que pudesse dar leite, na casa?”

umm mabad: “por allah, um homem abençoado (de tal e tal qualidades) passou por aqui...”

abu mabad: “descreve-o para mim, umm mabad!”

-------------------------------


lista de abreviaturas

d.h.– depois da ou após a hégira, que marca o começo do calendário islâmico, a partir do tempo da migração do profeta, de makka para madina.
e.c. – era comum, usada para o calendário gregoriano comum.
n. – data do nascimento.
m. – data da morte.
r – radhia allahu anhu (anha) [que deus se compraza dele (dela)]. é usada após a menção do nome de um companheiro ou uma companheira.
swt – subhánahu wa ta’ála (glorificado e exaltado seja). é usada após a menção do nome de deus.
(s) – salla allahu alahi wa sallam (que deus o abençoe e lhe dê paz). expressão usada após a menção do nome do profeta mohammad.
as – alaihi salam (que a paz esteja com ele). expressão usada após a menção do nome de qualquer profeta.

Previous article Next article

Articles in the same category