1. Articles
  2. Características da Chari’a islâmica e seus valores culturais
  3. Características da Chari‟a Islâmica (1/2)

Características da Chari‟a Islâmica (1/2)

Auteur : Majid ibn Suleiman Al-Rasi
359 2022/10/20 2022/10/22

Deus selou os profetas com Seu Profeta Mohammad (Deus o abençoe e lhe dê paz) selou os livros com o Alcorão Sagrado e selou as leis com a lei islâmica, e Deus distinguiu a lei islâmica com muitas características. Este é o momento de começar sua declaração, pela graça de Deus:

Características da chari‟a relacionadas às formas de seus ensinamentos

1. A primeira é que é uma lei divina, divina, e as outras leis que prevalecem agora são leis que distorceram as leis sãs originais, que clamam pelo monoteísmo. Os cristãos distorcem sua religião até se tornarem deificando Cristo e adorando a cruz, e os judeus  começaram a negar algumas das profecias, e eles adoram o Poderoso, por isso são leis humanas, caracterizadas como idolatria.

Quanto aos hindus e budistas, são adoradores de pedras, e quanto aos Ráfida (rejeitadores), são adoradores de túmulos, que nada têm a ver com o Islam, mesmo que tenham o nome dele.

2. Uma das características da Chari‟a islâmica é que suas regras são baseadas em regras divinas, sejam essas regras atos de adoração, transações ou punições (hadd), equer conheçamos essas regras ou não, ele é o sábio em suas ações, e ele é o sábio em suas palavras, e ele é o sábio em sua legislação, e ele é o sábio em sua avaliação

É bom mencionar a esse respeito que Deus se descreveu como sábio em noventa e um lugares no Alcorão.

Ibn Al-Qayyim, que Deus tenha misericórdia dele, disse, descrevendo os ensinamentos da lei islâmica:

A Chari‟a é baseada na sabedoria e nos interesses das pessoas nesta vida e na Próxima, e é toda justiça, toda misericórdia, todo interesse e toda sabedoria. Não faz parte da Chari'a, pois Chari'a é a justiça de Deus entre Seus servos, Sua misericórdia entre Suas criaturas, Sua sombra em Sua Terra e Sua sabedoria que indica a ele e a veracidade de Seu Mensageiro (Deus o abençoe e lhe dê paz) a mais completa e verdadeira indicação, e é Sua luz pela qual os videntes veem Sua orientação pela qual são guiados aqueles que são guiados, e Sua cura completa na qual há cura de todo enfermo, e seu caminho reto em que quem fica reto nele fica reto no caminho certo. É a alegria dos olhos, a vida dos corações e o prazer das almas. É a vida, o alimento, o remédio, a luz, a cura e a infalibilidade, e todo bem na existência, cujo benefício é obtido dela, surge dela. Certamente, e toda deficiência na existência é causado pela sua perda. Não fossem os sinais que sobraram, o mundo teria sido destruído e desmoronado. É a infalibilidade para as pessoas e a firmeza do mundo. Com isso Deus faz com que os céus e a Terra permaneçam. Se Deus Exaltado e Glorificado Seja quisesse destruir o mundo e a dobra dele, elevaria a Ele o que restasse de seus sinais. A lei com a qual Deus enviou Seu Mensageiro é o pilar do mundo, e o polo de prosperidade e felicidade neste mundo e no Outro.

3. Uma das características da Chari‟a islâmica é que ela é infalível. O Exaltado Seja disse:

“A falsidade não se aproxima dele (o Livro), nem pela frente, nem por trás; é a revelação do Prudente, Laudabilíssimo”.

(Fússilat, 41:42)

E disse:

“Louvado seja Deus que revelou o Livro ao Seu servo, no qual não colocou contradição alguma”

(Al Cahf, 18:1)

E disse:

. “As palavras do teu Senhor já se têm cumprido fiel e justiceiramente”

(Al An‟ám, 6:115).

O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: “...O texto mais preciso é o do Livro de Deus, e a melhor orientação é a orientação de Mohammad”

4. Uma das características da Chari‟a islâmica é que ela é isenta de distorção e alteração. O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) advertiu contra a introdução de inovações na religião, dizendo: “Cuidado com assuntos recém-inventados, pois todo assunto recém-inventado é uma inovação, e toda inovação é um equívoco”. Ao longo dos séculos, os imãs do Islam fizeram grandes esforços para purificar as coleções de hadices proféticos dos hadices fracos e falsos

5. Entre as características da Chari‟a islâmica está a clareza de seus ensinamentos e sua segurança de ambiguidades, segredos e mistérios, que é uma característica necessária dos ensinamentos humanos. Portanto, os ensinamentos da Chari‟a são compreendidos por jovens e idosos, o estudante e o beduíno. Deus descreveu Seu Livro como é lúcido, ou seja, claramente em mais de vinte lugares do Alcorão. Ele também descreveu Seu Profeta como sendo lúcido em mais de dez lugares no Alcorão. Então, louvado seja Deus pela clareza de sua religião e por tornar mais fácil para as pessoas recebê-la.

6. Uma das características da Chari‟a islâmica são seus bons ensinamentos. Ela exige que tudo o que é conhecido pelos intelectos e instintos sadios seja bom, e proíbe que tudo que é conhecido pelos intelectos e instintos sadios seja mal.

O Exaltado Seja disse:

“Quem é melhor juiz do que Deus, para os persuadidos? .

(Al Má‟ida, 5:50)

E disse:

“Deus ordena a justiça, a prática do bem, o auxílio aos parentes, e veda a obscenidade, o ilícito e a injustiça. Ele vos exorta a que mediteis”.

(An-Nahl,16:90)

O Cheikh „Abd Arrahman Ibn Sa‟di (que Deus tenha misericórdia dele) disse: “Os ensinamentos daChari‟a ordenam a prática dos melhores atos, a moralidade e os servos justos”. Elas exortam a justiça, a bondade, a misericórdia, o bem e rejeitam a injustiça, a corrupção e a imoralidade. A Chari‟a islâmica confirma e estabelece cada traço de perfeição que os profetas e mensageiros estabeleceram. Cada interesse religioso e mundano que as leis exigem é incentivado, e não há corrupção, sem ser proibida e ordenado a ser evitada.

7. Uma das características da Chari‟a islâmica é sua tolerância.

O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: “A religião mais amada por Deus é a tolerante monoteísta”

Na compra e venda, o Islam impõe tolerância. O Profeta (que Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: “Que Deus seja misericordioso com a pessoa tolerante ao comprar, ao vender, ao pedir o pagamento de uma dívida” não deve ser severo com o pobre e o necessitado, mas pede-lhe com bondade e amizade, e dá prazo ao apertado, como o Exaltado Seja, diz:

“Se vosso devedor se achar em situação precária, concedei-lhe um tempo; mas, se o perdoardes, será preferível para vós, se quereis saber”. .

(Al Bacara, 2:280)

Faz parte da tolerância do Islam o desejo de retribuir o mal com o bem. O Exaltado Seja disse:

“Retribui, tu, o mal da melhor forma”

(Al Mu‟minun, 23:96)

inclusive ele exorta o reprimir a raiva na hora do nervosismo e perdoar o opressor:


“Que reprimem a cólera; que perdoam o próximo”.

(Ál „Imran, 3:134)

E faz parte da tolerância do Islam é a exortação de ser humilde com os crentes, e abaixar a asa para eles.

Exaltado Seja diz:

“E abaixa as tuas asas para aqueles que te seguirem, dentre os crentes”.

(Ach-Chu‟ará, 26:215)

E o Exaltado Seja disse ao descrever os crentes:

“Compassivas para com os crentes” .

(Al Má‟ida, 5:54)

8. Entre as características da Chari‟a islâmica está sua perfeição e abrangência para todas as questões da vida, na crença, adoração, nas transações, na política, no judiciário e comportamento.

• Na seção sobre as crenças, a Chari‟a islâmica trata dos fundamentos das crenças, que são a crença em Deus, em Seus anjos, em Seus livros, em Seus mensageiros, no Último Dia e na Predestinação, seu bem e seu mal. Abrange também as questões da crença no Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz), e as mais importantes são a ratificação e a submissão.

• Na seção sobre adoração, os ensinamentos da Chari‟a islâmica incluem os detalhes mais minuciosos da adoração do coração, da língua e dos membros.

Quanto aos atos de adoração do coração, são como paciência, temor, esperança, confiança, arrependimento, amor e outros.

Quanto aos atos de adoração da língua, eles são a invvocação de Deus, como recitar o Alcorão, glorificar, unificar, louvar, engrandecer, suplicar e elogiar a Deus.

Quanto à adoração dos membros, inclui pureza, oração, caridade, jejum, peregrinação, invocações, jihad e pregação.

• Na seção das transações, os ensinamentos da Chari‟a islâmica incluem de forma abrangente os detalhes mais minuciosos das transações, como compra, venda, arrendamento, agência, documentação de dívidas, casamento, divórcio e outros.

• Na seção da política, o Islam inclui os detalhes da relação entre o governante e os governados, incluindo fidelidade, audição, obediência, conselho e súplica, reunião e harmonia.

O Islam também inclui os detalhes do relacionamento com os não muçulmanos na paz e na guerra, e os detalhes da paz e da trégua com eles.

O Islam também exorta o governante na justiça,equidade, consulta, jihad, elevação da palavra de Deus edefender as terras dos muçulmanos.

O Islam também exorta a proteção das cin conecessidades, que são religião, razão, alma, honra e dinheiro.

• Na seção da justiça, o Islam inclui disposições de penalidades, punições, retribuições, dinheiro pelo sangue e medidas punitivas, para garantir direitos, controlar a segurança e impedir a corrupção dos corruptores.

• Na seção sobre comportamento, os ensinamentos da Chari‟a islâmica incluem de forma abrangente os detalhes mais precisos das relações familiares, conjugais, sociais e educacionais, e exorta a boa moral, a principal das quais é honrar os pais, manter os laços de parentesco, a castidade da língua, rebaixamento do olhar, preservação das partes íntimas, uso do véu e exibição da modéstia, como a Chari‟a proíbe a imoralidade vergonhosa e repreensível, e  exorta a união e o abandono da desunião e o partidarismo, e que as pessoas sejam uma só nação.

Esta abrangência na abordagem moral islâmica tem uma referência clara ao dito do Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz): “Eu fui enviado para aperfeiçoar a base moral”

Com essa abrangência em todas as questões da vida, alcança-se a perfeição da religião islâmica, sua validade como modo de vida e a sinceridade de Deus que diz:

“Hoje, completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente, e vos aponto o Islam por religião” .

(Al Má‟ida, 5:3)

O Mensageiro de Deus (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: “Nada permanece o que aproxima do Paraíso e distancia do Inferno, que não será esclarecido para vocês”

Abu Zarr (que Deus esteja satisfeito com ele) disse: “O Mensageiro de Deus (Deus o abençoe e lhe dê paz) nos deixou: “Nenhum pássaro voa com suas asas, sem que tenhamos conhecimento disso”.

Uma das características da Chari‟a islâmica é sua universalidade. Ela pertence a todas as pessoas e é válida para todas as pessoas. O Exaltado Seja disse ao Seu Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz):

“Dize: Ó humanos, sou o Mensageiro de Deus, para todos vós”

(Al A‟raf, 7:158)

. E o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: “Cada profeta era enviado a seu povo em particular, e eu fui enviado ao povo em geral”

10. Uma das características da Chari‟a islâmica é sua validade para todos os tempos e lugares. Você não encontrará um único de seus ensinamentos que contradiga o desenvolvimento da civilização humana. A civilização islâmica dominou o mundo por oito séculos, antes de se tornar o núcleo para as civilizações que a seguiram. Deus fala a verdade ao dizer:

“Como não haveria de conhecêlas o Criador, sendo Ele o Onisciente, o Sutilíssimo?”

(Al Mulk, 67:14)





Previous article Next article

Articles dans la même catégorie

Site de soutien au Messager d'Allah MuhammadIt's a beautiful day