1. Articles
  2. Características da Chari’a islâmica e seus valores culturais
  3. Características da Chari’a Relacionadas aos Direitos dos não humanos – anjos, gênios e bestas

Características da Chari’a Relacionadas aos Direitos dos não humanos – anjos, gênios e bestas

Auteur : Majid ibn Suleiman Al-Rasi
445 2022/11/03 2024/03/29

Uma das características da Chari‟a islâmica é o cuidado com os direitos dos anjos, inclusive que o Mensageiro (Deus o abençoe e lhe dê paz) proibiu quem come alho ou cebola de se aproximar das mesquitas, para não prejudicar os anjos e adoradores. Jábir ibn „Abdullah (que Deus esteja satisfeito com ele) relatou que o Mensageiro de Deus (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: “Quem comeu desta árvore (isto é, do alho, cebola e alhoporó) não deve se aproximar de nós em nossas mesquitas, porque os anjos são prejudicados pelo que é prejudicado pela humanidade.

Uma das características da Chari‟a islâmica é seu cuidado com os direitos dos gênios, incluindo que o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) proibiu a pessoa de se purificar com refluxo ósseo, e istinjá é a purificação da urina ou fezes com pedras ou papeis e afins, e o refluxo ósseo são os ossos que restarem da comida, porque os ossos são mais abundantes do que a carne para nossos irmãos dos gênios, e se uma pessoa se purifica com eles, ele os contaminará.

Ele também proibiu a limpeza com esterco puro, que é o esterco do que pode ser comido pelos animais, como o gado, porque aumenta nossos irmãos dos gênios, e se uma pessoa se purificar com isso, ela os desonrará.

Ele também proibiu a limpeza com o carvão, porque os gênios se beneficiam dele na culinária e no aquecimento, e se uma pessoa se limpar com isso, isso os irritará.

A evidência para o hadice acima foi apresentada por Abdullah bin Mass‟oud (que Deus esteja satisfeito com ele) que disse: “A delegação dos gênios apresentou-se ao Mensageiro de Deus (Deus o abençoe e lhe dê paz), então eles disseram: „Ó Mohammad: A sua comunidade não deve purificar seus órgãos genitais com ossos ou esterco ou carvão, pois Deus, Exaltado Seja, nos fez um sustento
deles.

” Ele disse: “O Mensageiro de Deus (Deus o abençoe e  lhe dê paz) proibiu isso”.

Ele também relatou que o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: “Purifiquem a saída da urina e das fezes”.

E ele relatou que o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: “O apelante dos gênios veio a mim, e eu fui com ele e li o Alcorão para eles”. Ele seguiu conosco e nos mostrou seus vestígios e os vestígios de seus fogos. Eles pediram comida, e ele lhe disse: “Todo osso em que se menciona o nome de Deus que cai em suas mãos é mais abundante do que carne, e cada erva daninha sendo forragem para seus animais”.

O Mensageiro de Deus (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: “Não os usem para limparem seus órgãos genitais, pois eles são o alimento de seus irmãos”

Uma das características da Chari‟a islâmica é preservar os direitos dos animais. A Chari‟a islâmica ordenou ser gentil com eles, e não sobrecarregá-los com o que eles não podem suportar, e exortou serem alimentadose dar-lhe de beber. Ele estabeleceu para isso a recompensa abundante. Ele proibiu sua prisão e tortura, e o incitamento entre eles, e arranjou para isto um grande fardo. Existemvários hadices sobre o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz), incluindo:

• A Chari‟a exortou sermos bondosos com os animais ao abatê-los, pois ele (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: “Ese vocês tiverem de sacrificar algum animal, fazei-o com benevolência.”

• Um dos direitos dos animais é alimentá-los e cuidar deles. O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: Um homem mostrou um caminho que a sede estava cansada, e ele encontrou um poço, e desceu nele e bebeu, então ele saiu, então quando o homem saiu viu um cão que arquejava e ofegava, de tanta sede que tinha, e inclusive lambia a areia. O homem disse a si mesmo: „Este cão está sofrendo de sede, do mesmo modo que eu sofria!‟ Por isso, descendo outra vez ao poço, encheu de água o seu sapato e deu de beber ao cão. Este agradeceu a Deus o seu ato e Deus lhes perdoou as faltas.

Eles disseram: “Ó Mensageiro de Deus, temos recompensa pelos animais?”

Ele disse: “Há uma recompensa por cada fígado a ser molhado”80. Ou seja, todo aquele que tem fígado e precisa de água, há uma recompensa por dar-lhe água, seja um ser humano ou um animal, pois sem água o fígado teria secado e seu dono pereceria.

Em outro hadice: “Todo muçulmano que plantar uma árvore ou plantar e por tudo quanto um pássaro, homem ou animal que comer deles será para ele uma caridade; e tudo quanto lhe for subtraído será para ele uma caridade.

Abu Huraira (que Deus esteja satisfeito com ele) relatou: O Mensageiro de Deus (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: “Se você viajar em campos cheios de fertilidade, então dê aos camelos sua parte da terra. E se você viajar em locais ermos, então se apresse para sair dele.

An-Nawawi (que Deus tenha misericórdia dele) disse: O significado do hadice é: a exortação de ser gentil com os animais e cuidar de seus interesses. Se viajarem em locais que possuem pasto, devem andar devagar, e os deixarem pastar em alguma parte do dia e durante a marcha. Assim, eles conseguem alcançar de pasto. Se viajarem em locais estéreis, apressem-se, para alcançarem o seu destino, tendo resto de sua força. Não devem andar devagar para não serem prejudicados, porque não encontram pasto e ficam
fracos.

• Entre as indicações do cuidado do Islam com os animais está a severa advertência de torturá-los, deixandoos com fome e sede. O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse que uma mulher torturou um gato, aprisionandoo até morrer e, por isso, foi condenada no Inferno, nem o alimentou nem lhe deu de beber quando o aprisionou, nem o deixou comer dos insetos da Terra.

E ele (Deus o abençoe e lhe dê paz) passou por um camelo que estava muito magro devido à fome severa.

Então ele disse: “Temei a Deus com respeito a esses animais mudos. Montem-nas quando estão aptos para montar, e comei-as quando boas para se comer”.

„Abdullah ibn Ja‟far (que Deus esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) entrou em um pomar de um homem dos Ansar, e havia um camelo utilizado para aguar as plantas. Quando ele viu o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) ele emitiu um som e seus olhos derramaram lágrimas. O Profeta apeou e o afagou sua orelha e umbigo. O camelo se acalmou. O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) perguntou: “Quem é o dono deste camelo? Um jovem dos Ansar veio e disse: “Eu sou”. Ele disse: “Você não teme a Deus em relação a este animal que Deus lhe concedeu? Ele reclamou de você comigo, e alegou que você o deixa passar fome e o cansa.

Um dos direitos dos animais no Islam é não assustá-los e matá-los sem motivo. Três hadices foram mencionados a esse respeito, incluindo o que foi mencionado na história do hamra - que é um pequeno pássaro vermelho como um pardal - que veio para reclamar com o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) quando alguns dos Companheiros.

levaram seus filhotes. Ibn Mass‟oud (que Deus esteja satisfeito com ele) disse: “Nós estávamos com o Mensageiro de Deus (Deus o abençoe e lhe dê paz) em uma viagem, então ele se afastou para atender às suas necessidades, e vimos um pássaro vermelho com duas
crias, então pegamos suas crias, então o pássaro-mãe veio e começou estender as asas. Então o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) veio e disse: “Quem afligiu este pássaro-mãe? Devolvem-lhe as crias”.

E ele viu um formigueiro que nós queimamos, então ele disse: “Quem queimou isso?” Nós dissemos: “Nós”. Ele disse: „Ninguém pode castigar com fogo, a não ser o Senhor do Fogo!‟”.

Jáber ibn „Abdullah (que Deus esteja satisfeito com ambos) relatou que o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) passou por um burro que havia sido marcado no rosto, e ele disse: “Que Deus amaldiçoe quem o marcou”.

Háchem Ibn Zaid disse: “Fui ter com Anas com o Hakam Ibn Ayoub, e ele viu uns meninos que estavam usando uma galinha como alvo. Anas disse: “O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) proibiu que os animais fossem usados como alvos.”






Previous article Next article

Articles dans la même catégorie

Site de soutien au Messager d'Allah MuhammadIt's a beautiful day