1. Articles
  2. Características da Chari’a islâmica e seus valores culturais
  3. Características da Chari’a relacionadas à segurança aos cuidado com a saúde

Características da Chari’a relacionadas à segurança aos cuidado com a saúde

Auteur : Majid ibn Suleiman Al-Rasi
402 2022/11/02 2024/04/20

Uma das características da Chari‟a islâmica é o cuidado com a saúde, incluindo o comando de cobrir osrecipientes para que as pessoas não sejam prejudicadas por epidemias. Vários hadices foram mencionados nisto, incluindo o dito do Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz): “Cobrem os recipientes, amarrem o odre, fechem a porta, apaguem as lamparinas, pois o Satanás não desamarra o odre, não abre a porta nem descobre os recipientes. Se um de vocês não encontrar nada além de apresentar uma vara sobre seu recipiente e mencionar o nome de Deus, pois um rato pode incendiar a casa da pessoa”.

Explicação do hadice: O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) costumava alertar sobre os assuntos de segurança, em geral que previnem danos ou trazem benefícios. Não eram conselhos relacionados apenas com a Outra Vida. Ele (Deus o abençoe e lhe dê paz) reunia para a sua comunidade os benefícios deste mundo e do Outro.

Neste hadice, o Profeta, (Deus o abençoe e lhe dê paz) aconselhou sua comunidade, dizendo: “Cobrem o recipiente”, significando: coloque uma cobertura sobre cada recipiente em que haja comida ou bebida. Amarrem a boca do odre em que se coloca água ou leite, etc.

Então o Profeta, (Deus o abençoe e lhe dê paz) justificou e explicou que se Satanás encontra um objeto amarrado, ele não o desamarra, e da mesma forma, se Satanás encontra uma porta fechada, ele não a abrirá.

Se uma pessoa não encontrar algo para cobrir seu recipiente, então deve colocar qualquer coisa sobre ele, mesmo que seja uma parte de esteira, uma vara e similares, e mencionar o nome de Deus no recipiente.

Entre as evidências da preservação da lei islâmica da saúde física de uma pessoa está a proibição de beber do odre para que não sejam transmitidas doenças. Foi comprovado que o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) proibiu beber diretamente do odre.

Uma das características da Chari‟a Islâmica é sua insistência em buscar medicamentos. Ele (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: “Seu corpo tem direito sobre vocês.” E ele disse: “Ó servos de Deus, tomem remédio, pois Deus não criou uma doença sem criar uma cura - ou um remédio - exceto para uma doença.” Eles perguntaram: “Ó Mensageiro de Deus, o que é isso?” Ele disse: “O envelhecimento”.

Ibn al-Qayyim, que Deus tenha misericórdia dele, escreveu um livro no qual ele coletou os hadices do Profeta no tratamento de um grande número de doenças, e o chamou (A Medicina Profética).

Uma das características da Chari‟a Islâmica é sua preocupação com a segurança do meio ambiente, por isso exortou a remoção de danos da estrada. O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse que remover coisas prejudiciais da estrada é caridade73, e exortou a fechar as portas e apagar as lâmpadas, para evitar a ocorrência de incêndios, e sua evidência é o hadice anterior: “Cobrem os recipientes, amarrem o odre, fechem a porta, apaguem as lamparinas, pois o Satanás não desamarra o odre, não abre a porta nem descobre os recipientes. Se um de vocês não encontrar nada além de apresentar uma vara sobre seu recipiente, deve mencionar o nome de Deus, pois um rato pode incendiar a casa da pessoa”.

Explicação do hadice: O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) costumava alertar sobre os assuntos de segurança, em geral que previnem danos ou trazem benefícios. Não eram conselhos relacionados apenas com a Outra Vida. Ele (Deus o abençoe e lhe dê paz) reunia para a sua comunidade os benefícios deste mundo e do Outro.

Neste hadice, o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) instruiu a fechar as portas das casas, e não deixá-las abertas à noite, e apagar as lamparinas, que eram acesas com fogo. A pessoa não deve deixá-las acesas e dormir. Então o Profeta, (Deus o abençoe e lhe dê paz) justificou e explicou que se Satanás encontra uma porta fechada, ele não a abre.

O rato, diferente da maioria dos outros insetos, prejudica e estraga as coisas.

Ele podia atear fogo nas casas das pessoas, podia mexer com a lamparina acesa enquanto as pessoas da casa estão dormindo, então a casa é incendiada com suas pessoas.

Uma das características da Chari‟a islâmica é o cuidado com a limpeza do ambiente, e proíbe a sujeira do local. A evidência disso é o hadice de Jábir (que Deus esteja satisfeito com ele) com base no Mensageiro de Deus (Deus o abençoe e lhe dê paz) que ele proibiu que se urinasse em água corrente.

A sabedoria por trás dessa proibição é proteger a água da impureza e proteger o local de danos para aqueles que querem aproveitá-la.

Entre as indicações do cuidado da Chari‟a com o meio ambiente está a proibição de uma pessoa se aliviar no caminho das pessoas ou na sombra utilizada pelas pessoas, porque isso as prejudicaria e as privaria de se beneficiar ou desfrutar disso. Abu Huraira (que Deus esteja satisfeito com ele) narrou que o Mensageiro de Deus (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: “Evitem os maledicentes”. Eles disseram: “Quem são os maledicentes, ó Mensageiro de Deus?” Ele disse: “Aqueles que defecam no caminho das pessoas ou em suas sombras”.


Previous article Next article

Articles dans la même catégorie

Site de soutien au Messager d'Allah MuhammadIt's a beautiful day