1. Articles
  2. Características da Chari’a islâmica e seus valores culturais
  3. Características da Chari‟a relacionadas aos interesses dos seres humanos e refinar suas almas

Características da Chari‟a relacionadas aos interesses dos seres humanos e refinar suas almas

Auteur : Majid ibn Suleiman Al-Rasi
359 2022/10/24 2022/10/24

Entre as características da Chari‟a islâmica é que ela exige várias etiquetas, morais e virtudes, por isso estabeleceu a etiqueta de comida e bebida, do vestuário e casamento, e a etiqueta de lidar com aqueles que são bons e aqueles que fazem o mal, e com parentes e estranhos, vizinhos e distantes, governantes e governados, trabalhadores e pessoas honradas, esposa e filhos, mesmocom os mortos, de banhá-los e perfumá-los, colocar as mortalhas e o enterro, fazer preces por eles, pedindo misericórdia e indulgência, como estabelece várias etiquetas com o inimigo e o amigo, e com os guerreiros na guerra e na paz.

Em conclusão, não há ética comportamental, sem que o Islam exorte e organize as recompensas e compensações, e não há imoralidade repreensível sem que seja proibida.

Uma das características da Chari‟a islâmica é que elaexige pureza moral. Seus ensinamentos purificam as almas e os corações. O Exaltado Seja disse:

“Ele foi Quem escolheu, entre os iletrados, um Mensageiro da estirpe deles, para ditar-lhes os Seus versículos, consagrá-los e ensinar-lhes o Livro e a sabedoria, porque antes estavam em evidente erro” ,

(Aj Junu‟a, 62:2). A oração

por exemplo, purifica e relaxa a alma, como o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: “Ó Bilal, anuncie a oração, dê-nos conforto com ela”

O Zakat contém purificação do dinheiro, e nele está a purificação da alma da avareza, e nele está a ação de graças a Deus pela bênção que Ele concedeu de graças, e a gratidão é uma razão para a purificação do coração. Com o zakat, a necessidade dos pobres e necessitados é afastada, e a inveja entre os pobres e os ricos desaparecerá, e isso ocorre pela purificação de toda a comunidade.

O jejum traz um sentimento de devoção a Deus, Exaltado Seja, de modo que o coração é purificado da hipocrisia e a alma é purificada da arrogância com o excesso de comida e bebida.

Durante o Hajj, todos os peregrinos vestem as roupas de Ihram, então suas almas são purificadas do sentimento de luxo, e se igualam em sentimentos, e adoram a Deus com os mesmos atos de obediência. Eles se conhecem e se unem, então suas almas são purificadas e puras.

E na invocação de Deus está o maior campo para a autodisciplina, e o maior deles é recitar o Alcorão, citar as invocações da manhã e da noite e as invocações após as orações. Estas estão entre as maiores razões para a autopurificação e autodisciplina.

E no sistema moral do Islam está a maior purificação e autodisciplina, a bondade para com os pais, o estreitamento dos laços de  parentesco, a caridade para com a família e os vizinhos e a ajuda aos fracos.

Estes são alguns exemplos do que distingue os ensinamentos da lei islâmica de autopurificação e sua purificação.

Entre as características da lei islâmica está que ela exige pureza física. Por isso ordena o banho para a oração de sexta-feira e a banho para se limpar da impureza, da menstruação e do sangramento pós-parto. Ela recomenda o banho para os dois „Ids e a  purificação com a ablução, e para limpar os órgãos íntimos depois de defecar e urinar.

Entre as características da Chari‟a islâmica está a preocupação com a aparência humana. Por isso prescreveu os princípios da natureza natural, que são cortar o bigode, deixar a barba crescer, cortar as unhas, arrancar as axilas e raspar os pelos pubianos.

A Chari‟a islâmica também recomendou o uso de perfume. O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) amava perfume e usava muito perfume. Anas ibn Málik (que Deus esteja satisfeito com ele) narrou que o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: “Mulheres e perfumes me foram queridos no mundo, e a oração é a alegria dos meus olhos”.

E ele (Deus o abençoe e lhe dê paz) nunca rejeitou o perfume.

Entre as indicações do cuidado da Chari'a com a aparência humana é que ela exorta o uso de roupas e sapatos bonitos, pois “a bênção do vestuário é uma das bênçãos de Deus, Exaltado Seja, com a qual Ele agracia Seus servos, e os distingue de todas as outras criaturas”. O Exaltado Seja disse:

“Ó filhos de Adão, enviamos-vos vestimentas, tanto para dissimulardes vossas vergonhas, como para o vosso aparato; porém, o pudor é preferível!”

(Al A‟raf, 7:26)

E o significado do versículo é: Ó filhos de Adão, fizemos para vocês uma vestimenta que cobre suas partes íntimas, que é a vestimenta de necessidade, e a vestimenta de adorno e embelezamento, que são expressos com penas, e é de perfeição e graça. Então ele advertiu que é o melhor vestimenta para o crente, “é o pudor”.

E um homem disse ao Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz): “O homem gosta que suas roupas sejam bonitas e seus sapatos bonitos”. Ele disse: “Deus é belo e ama a beleza.

Ele (Deus o abençoe e lhe dê paz) usava qualquer roupa a sua disposição, fosse de lã, algodão ou outra, sem pretensão, extravagância ou fama.

Ele tinha uma vestimenta para usar nos dois „Ids e nas sextas-feiras.

E se uma delegação viesse até ele, ele colocava suas melhores roupas, e ordenou que seu povo fizesse o mesmo.

Preocupava-se com a limpeza de suas roupas, fazia questão de perfumá-las e recomendava aos companheiros que o fizessem.

O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) deixou claro que o bom caráter e o bom vestuário estão entre as nobres qualidades dos profetas.

A cor de roupa mais querida para ele era a roupa branca, e ele as preferia às outras roupas. Ele (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: “Vistam suas roupas brancas, pois elas estão entre suas melhores roupas, e usem amortalhar o morto com elas.”40 Isso não o vedava de usar outras cores. Al-Bará ibn „Ázib (que Deus esteja satisfeito com ele) relatou sobre o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz): “Euo vi em uma vestimenta vermelha, nunca vi nada melhor do que a dele.

Entre as indicações do cuidado da Chari‟a com a aparência humana está a proibição de ir à mesquita para quem come alho ou cebola, em consideração aos sentimentos dos adoradores e dos anjos.

Uma das características da Chari‟a islâmica é que ela instrui seus seguidores a aumentar o conhecimento islâmico, pelo qual as almas vivem, e os corações são reformados, e a felicidade de ambos os mundos resulta, e a sociedade é protegida de correntes intelectuais e pensamentos destrutivos. Disse Deus, Exaltado Seja, ao Seu Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz):

“Ó Senhor meu, aumenta-me em sabedoria!”.

(Tá Há, 20:114)

Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: “Para quem Deus quer o bem, Ele o faz entender a religião.

Entre as características da Chari‟a islâmica é que ela encoraja a utilização da mente e a consideração do universo, aumentando o conhecimento de ciências mundanas, encorajando as invenções e descobertas, e contemplação de sinais universais e psicológicos. O Exaltado Seja disse:

“De pronto lhes mostraremos os Nossos sinais em todas as regiões (da terra), assim como em suas próprias pessoas, até que lhes seja esclarecido que ele (o Alcorão) é a verdade”

(Fússilat, 41:53)

A lei islâmica é compatível com a mente e não a contradiz, e vem com o que as mentes estão confusas, não com o que ela considera impossível. A Comissão dos Milagres Científicos do Alcorão e da Sunna da Liga do Mundo Islâmico reuniu um grande número de evidências para a miraculosidade no Alcorão e na Sunna, seja nas ciências em embriologia, astronomia, medicina, oceanografia ou outros, o que deixou os cientistas naturais nãomuçulmanos maravilhados, pois essas descobertas não podiam ser mencionadas no Alcorão e na Sunna há quatorze séculos, a menos que fossem uma revelação de Deus, porque não eram meras maneiras de obter essas descobertas naquela época, o que obrigou um grande número deles a se converter ao Islam.

Uma das características da Chari‟a islâmica é que ela encoraja o trabalho e o ganho, e comanda a construção da Terra. Deus, o Exaltado Seja, disse:

“Ele foi Quem vos fez a terra manejável. Percorrei-a, pois, por todos os seus quadrantes e desfrutai das Suas mercês; a Ele será o retorno!”.

(Al Mulk, 67:15)

E disse:

“Ele foi Quem vos criou da terra e nela vos enraizou”,

(Hud:11:61)

, ou seja, criou-vos nela e vos designou como sucessores nele e concedeu a você as bênçãos externas e internas e vos estabeleceu na Terra, para construir, plantar, semear e cultivar o que quiserem, e se desfrutarem de seus benefícios e explorarem seus interesses.

Uma das características da Chari‟a islâmica é que ela proíbe a preguiça e a ociosidade. O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) costumava buscar a proteção de Deus contra o desamparo e a preguiça. Anas ibn Málik (que Deus seja satisfeito com ele) disse: “O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) costumava dizer: „Ó Deus, eu busco refúgio em Ti da preocupação e da tristeza, do desamparo e da preguiça, da avareza e da covardia, do fardo da dívida e do domínio dos homens‟”




Previous article Next article

Articles dans la même catégorie

Site de soutien au Messager d'Allah MuhammadIt's a beautiful day